Início Extras #NCDHISTÓRIA: Em 1991, o Nirvana superava Michael Jackson e voltava a colocar...

#NCDHISTÓRIA: Em 1991, o Nirvana superava Michael Jackson e voltava a colocar o rock no topo

35
0
#NCDHISTÓRIA | Nirvana

Em 24 de setembro de 1991, o mundo da música mudaria completamente através da introdução (ou popularização) de um novo estilo musical, o grunge. Nessa data, o Nirvana disponibilizava Nevermind, seu segundo trabalho de estúdio, e esperava ansiosamente que o rendimento desse trabalho servisse, pelo menos, para pagar o aluguel do trio, até então longe da fama.

O resultado, como você deve saber, foi estrondoso. Em 11 de janeiro de 1992, quatro meses após o lançamento, a banda alcançou, pela primeira vez em sua história, o primeiro lugar na Billboard. Entre os diversos motivos que faziam do feito um momento marcante, se destacava a inesperada superação a Dangerous, última coletânea de Michael Jackson.

Finalmente o rei do pop fora destronado, e o rock voltava reinar no topo das paradas graças ao lendário trabalho de Dave Grohl, Krist Novoselic e, claro, Kurt Cobain. Desde então, o sucesso só seria ainda mais reconhecido, com discos de ouro, platina e diamante conquistados em diversos cantos do planeta como Alemanha, Brasil, Estados Unidos, França, Japão, Reino Unido e outros.

Reflexos incalculáveis (ainda hoje)

É difícil mensurar o impacto do Nirvana no meio musical, principalmente levando em consideração a superação a Michael Jackson. Desde esse momento, quando a banda emergia no cenário artístico de grande porte, diversos nomes foram ganhando espaço e se sagraram como outros representantes do gênero.

Grupos como Alice in Chains, Pearl Jam e Soundgarden preencheram uma lacuna no mercado e no sentimento de amantes desse estilo, que precisaram superar o fim dessa revolução após a morte trágica de Kurt Cobain, em 5 de abril de 1994. 

Quer saber mais sobre o histórico entre o Nirvana e Michael Jackson?

Continue acompanhando a nossacaixadediscos.com para receber atualizações sobre esse e diversos outros temas relacionados ao universo musical.

Imagem em destaque: Divulgação/ Nirvana via Twitter.

Artigo anterior#NCDHISTÓRIA: A nova série da Nossa Caixa de Discos!
Próximo artigoSlash assume que ‘odiava’ o cenário musical oitentista e crava que ‘era só besteira’