Início Extras Neil Young exige retirada de suas músicas do Spotify caso programa negacionista...

Neil Young exige retirada de suas músicas do Spotify caso programa negacionista não seja removido da plataforma

33
0
Neil Young batalha contra o Spotify

Neil Young usou seu site para divulgar uma carta aberta em que exige a retirada de suas músicas do Spotify caso o serviço não remova o Joe Rogan Experience, podcast do comediante Joe Rogan que dissemina ideias conspiracionistas. Apesar do material original publicado em seu portal ter sido apagado, diversos meios de comunicação conseguiram registrar o texto.

A Veja, uma das companhias que obtiveram esse registro, explicou que o artigo foi endereçado “(…) ao seu empresário Frank Gironda, e ao co-presidente e diretor de operações da Warner Records, Tom Corson. ‘Estou fazendo isso porque o Spotify está espalhando informações falsas sobre as vacinas – potencialmente causando a morte daqueles que acreditam na desinformação espalhada por eles’, escreveu”.

A revista ainda destaca que Neil Young deixou explícito que “(…) eles podem ter Rogan ou Young. Não os dois”, e relembra o histórico conturbado do músico com a plataforma. Em 2015, por exemplo, o artista retirou todas as suas músicas do acervo da marca alegando a baixa qualidade do áudio. O retorno só aconteceria em 2016, visto que “(…) era ali que as pessoas pagavam pela música”, conforme explicou em uma entrevista à Rolling Stone em 2019.

O histórico negativo de Joe Rogan

Não é a primeira vez que medidas mais incisivas são tomadas por terceiros contra o espaço de Joe Rogan no Spotify. Segundo a Veja, em dezembro do ano passado cerca de 270 educadores e médicos realizaram uma solicitação conjunta visando o fim das divulgações do programa do humorista. Apesar disso, o pedido não foi acatado pela marca. 

A explicação para essa persistência vinda do serviço de streaming é velada, mas pode ser compreendida através de um material publicado pelo Wall Street Journal em maio do ano passado. Segundo o texto, representantes da companhia investiram mais de US$ 100 mil dólares pela exclusividade do Joe Rogan Experience, o equivalente a mais de R$ 541 mil na cotação atual.

Quer saber mais sobre Neil Young e seu novo conflito com o Spotify?

Clique aqui para acompanhar o desenrolar desse caso e receber novidades.

VIAImagem em destaque: Divulgação/ Neil Young via Instagram.
Artigo anterior#LANÇAMENTOS: As 10 principais edições em vinil da quarta semana de janeiro
Próximo artigo#NCDRECOMENDA: The Jazz Hop Cafe