Início Extras #NCDHISTÓRIA: Em 1987, o U2 provocava a polícia para promover ‘The Joshua...

#NCDHISTÓRIA: Em 1987, o U2 provocava a polícia para promover ‘The Joshua tree’

37
0
The Joshua tree | U2

Em 27 de março de 1987, o U2 se organizava para executar um show público visando promover The Joshua tree. E, para concretizar a ação, a polícia local foi provocada visando causar uma confusão.

Vamos por partes

Conforme apurado pela 89FM, tudo havia começado há cerca de duas semanas. A lendária banda buscava uma forma de promover seu novo álbum, intitulado The Joshua tree, e, para isso, começou a organizar um plano ousado.

A ideia era realizar uma apresentação pública no alto de um edifício e “lutar” contra as tentativas de interrupção que supostamente seriam feitas por fatores externos, incluindo fãs e até a polícia, que poderia querer interferir no evento que arrastaria uma multidão para as ruas.

O local escolhido para a ação foi a esquina da East 7th street com a Main south street, localizada em Los Angeles, nos Estados Unidos. Após a decisão, o diretor Meiert Avis e os produtores Dossett Ben e Michal Hamlyn começaram a agir.

Ambos reforçaram a laje do prédio que seria utilizado, visando evitar problemas caso houvesse uma invasão de fãs durante a apresentação. Além disso, instalaram um gerador contando que a polícia fosse cortar a energia do edifício.  Por fim, posicionaram diversas câmeras para capturar toda a ação.

A execução do plano

Em 27 de março de 1987, o plano foi colocado em prática. A banda e sua equipe se direcionaram ao local, instalaram seus equipamentos e se prepararam para o evento.

Enquanto isso, a polícia direcionava escoltas ao edifício e conversava com representantes do grupo, buscando uma maneira viável de executar o projeto. No entanto, essa atitude não era o que esses indivíduos esperavam.

Conforme informou a 89FM, “(…) a ideia era que membros da produção ou alguém do grupo irlandês fosse preso”, algo que a passividade dos agentes indicava que não iria ocorrer.

Percebendo isso, Bono toma os microfones e informa à multidão presente que a exibição seria interrompida pela polícia. Provocada, a força de segurança invade o espaço e começa uma discussão, banhada por vaias do público.

Como a estratégia do U2 promoveu um resultado positivo para além de The Joshua tree

Mergulhado em uma polêmica gigantesca, a exibição foi um sucesso tanto para o público quanto para a crítica especializada. Em 1989, a promoção de The Joshua tree rendeu ao U2 o Grammy de melhor performance de videoclipe, aumentando ainda mais as proporções da banda.

Veja o vídeo!

Quer saber mais sobre o U2 e a divulgação de The Joshua tree?

Continue acompanhando a Nossa Caixa de Discos para receber atualizações sobre esse e diversos outros temas relacionados ao universo musical.

Imagem em destaque: Divulgação/ U2 via YouTube.

Artigo anteriorJack White sugere que gravadoras invistam em suprir ‘alta demanda’ de discos de vinil
Próximo artigo‘Everybody hurts’ é ‘eleita’ como canção mais triste de todos os tempos pela OnePoll