Início Extras #NCDHISTÓRIA: Em 1970, os Beatles encerravam suas atividades como banda

#NCDHISTÓRIA: Em 1970, os Beatles encerravam suas atividades como banda

17
0
encerravam suas atividades

Em 10 de abril de 1970, o mundo da música virava do avesso ao descobrir que os Beatles, um dos maiores fenômenos musicais da história, encerrara suas atividades. Nesse dia, Paul McCartney organizara uma espécie de coletiva de imprensa para divulgar seu novo material solo, e aproveitou uma das perguntas para indicar que “(…) a parceria [John] Lennon e [Paul] McCartney não vai funcionar mais”.

Apesar de não haver consenso sobre as motivações que levaram ao fim da banda, alguns pesquisadores tentam explicar. Entre os principais nomes brasileiros nesse sentido, está Sérgio Farias, que dedicou sua vida a estudar Ringo Starr.

Em entrevista cedida à Folha de Pernambuco, o especialista afirma que Paul McCartney “(…) colocou aquilo ali [na coletiva de imprensa], porque vinha amargando uma série de dificuldades no grupo, como por exemplo, o lançamento do próximo disco, que seria o Let it be”.

Alguns levantamentos corroboram com o especialista, como o material O fim dos Beatles: como caprichos e raiva destruíram a maior banda de todos os tempos, desenvolvido e publicado pela Rolling Stone em 2019. No artigo, são destacadas algumas das falas que teriam sido proferidas por Paul McCartney em um dos últimos ensaios da banda, que já era composta por membros insatisfeitos com os rumos tomados nos últimos anos. Segundo o texto, as sentenças foram, supostamente, as seguintes:

“(…) não sei por que qualquer um de vocês se envolveu nisso se não há interesse (…). Para quê? Não pode ser que seja pelo dinheiro. Por que vocês estão aqui? Eu estou porque quero fazer um show, mas não vejo nenhum tipo de apoio“.

O que aconteceu?

O fim dessas desavenças não é segredo. Mesmo com a legião de fãs clamando por mais materiais ao redor do mundo, os quatro integrantes optaram por encerrarem as atividades da banda, que deixou um legado incalculável mercado musical.

Quer saber mais sobre os Beatles e o fim de suas atividades?

Continue acompanhando a nossacaixadediscos.com para receber atualizações sobre esse e diversos outros temas relacionados ao universo musical.

Imagem em destaque: Divulgação/ The Beatles via Instagram.

Artigo anteriorSlash assume que ‘odiava’ o cenário musical oitentista e crava que ‘era só besteira’
Próximo artigoTobias Forge revela inspiração em artista brasileiro para a produção de música do Ghost