Início Extras #NCDHISTÓRIA: Em 1945, Sister Rosetta Tharpe lançava o primeiro som rock and...

#NCDHISTÓRIA: Em 1945, Sister Rosetta Tharpe lançava o primeiro som rock and roll do mundo

22
0
Sister Rosetta Tharpe

Em 10 de março de 1945, Sister Rosetta Tharpe lançava, nos Estados Unidos, a primeira música rock and roll da história. A ação foi marcada através da canção Strange things happening every day, gravada em 22 de setembro de 1944. Ouça!

Nascida em 20 de março de 1915 em Arkansas, nos Estados Unidos, a mulher, negra, filho de um cantor e uma cantora, veio ao mundo para mudar os rumos da indústria que seus pais faziam parte.

Desde cedo, tinha um estilo próprio que a distinguia de outros nomes do mercado, ganhando destaque ao produzir Strange things happening every day, para muitos a canção pioneira no rock and rolll.

Mesmo com diversas contestações, é inegável o impacto da obra, que influenciou gigantes como Chuck Berry, Carl Perkins, Elvis Presley e Little Richard.

Vale destacar!

A história é uma ciência social e, como tal, pode ser interpretada através de diversas óticas. Portanto, é importante destacar que, apesar de tratarmos a música de Sister Rosetta Tharpe como a primeira de rock and roll da história, isso não é um consenso entre especialistas, que podem preferir obras menos subjetivas.

Além disso, é importante ressaltar a imprecisão da data de lançamento do trabalho. Essa informação é contestável, uma vez que existem poucos registros sobre esse momento. Porém, optamos por aderir a uma data simbólica baseada em uma publicação da Billboard.

Na época, a última edição da revista, publicada justamente em 10 de março de 1945, trazia em sua 66ª página um pequeno quadro, intitulado Popular records releases, ou “lançamentos de gravações populares”, em tradução livre, listando Strange things happening every day.

Por fim, vale destacar que também existem incertezas referentes à autoria da música. Afinal, é comum encontrar relatos que sugerem que a canção era popular entre negros estadunidenses, à época marginalizados por movimentos racistas no país. No entanto, muitos cravam que todo o trabalho foi, sim, desenvolvido por Sister Rosetta Tharpe.

Quer saber mais sobre Sister Rosetta Tharpe e as origens do rock and roll?

Continue acompanhando a nossacaixadediscos.com para receber atualizações sobre esse e diversos outros temas relacionados ao universo musical.

Imagem em destaque: James J. Kriegsman/ smee85 via Last.fm.

Artigo anteriorTobias Forge revela inspiração em artista brasileiro para a produção de música do Ghost
Próximo artigoLollapalooza Brasil divulga programação completa da edição de 2022