Início Extras IFPI coloca streaming à frente do rádio entre as plataformas mais rentáveis...

IFPI coloca streaming à frente do rádio entre as plataformas mais rentáveis para a indústria fonográfica

13
0
Filip Havlik | IFPI

Um relatório desenvolvido pela International Federation of the Phonographic Industry (IFPI) apontou os serviços de streaming como os meios mais lucrativos para a indústria fonográfica global. O relatório foi desenvolvido através da consulta a 43 mil usuários virtuais entre 16 e 64 anos distribuídos em 21 países.

Nesse recorte, 54% dos entrevistados afirmaram utilizar plataformas do gênero para apreciar canções. Esse valor é resultado da soma entre consumidores de aplicativos exclusivos de áudio (32%), como Apple Music, Deezer e Spotify, e vídeo (22%), como DailyMotion, Niconico e YouTube.

Por sua vez, a rádio representa um consumo de 16% nesse setor, com variações extremamente positivas nesse nicho. Segundo o relatório, 73% dos usuários analisados sintonizam suas estações favoritas para ouvir música, e 66% não escutam essa mídia caso a programação não esteja voltada para esse sentido.

Além do rádio e do streaming

A dupla dominante nesse setor construiu uma vantagem considerável em relação a outros concorrentes nos últimos anos. No entanto, devemos destacar a presença desses meios, que se destacaram mesmo com números inferiores.

A começar pela utilização de aplicativos voltados à vídeos curtos, como o TikTok e o Triller. Conforme sugeriu o IFPI, essas vertentes somam 11% dos consumidores, número que pode chegar a 14% se forem somados os 3% de redes sociais como Facebook e Instagram, que investem cada vez mais nessa estratégia. Nossos amados discos de vinil, por sua vez, dividem os 9% que ainda investem em mídias físicas, como CDs e DVDs.

Concordância externa

Vale destacar o estudo da musicFISRT Coalition, que corrobora com os dados apresentados anteriormente pela IFPI enquanto destaca que, na atualidade, o streaming possui mais influência musical que as rádios.

Quer saber mais sobre estudos da IFPI e outros assuntos?

Continue acompanhando a nossacaixadediscos.com para receber atualizações sobre esse e diversos outros temas relacionados ao universo musical.

Imagem em destaque: Divulgação/ Filip Havlik via Unsplash.

Artigo anterior#NCDSELECIONA: Conheça e ouça Dependents
Próximo artigoSlash revela bastidores do processo que levou à reedição de músicas antigas do Guns N’ Roses