Início Extras Far Out elege ‘as melhores autobiografias de rock de todos os tempos’

Far Out elege ‘as melhores autobiografias de rock de todos os tempos’

33
0
Autobiografias de rock | Patty Smith

Um levantamento desenvolvido pela revista Far Out, sediada no Reino Unido, elencou as dez melhores autobiografias de astros do rock and roll de todos os tempos. Publicado em 1º de novembro desse ano, o texto visa “(…) revelar a humanidade que nos conecta” a algumas das lendárias figuras que aparecem na lista. A seguir, confira a seleção!

10. Face it: a memoir (por Debbie Harry) | Editora Dey Street Books

Lançado em 1º de outubro de 2019, a obra apresenta um recorte da história de Debbie Harry se tornando, segundo a Far Out, “(…) um clássico instantâneo entre fãs e não fãs”. Apesar de constar no décimo lugar, ela continua sendo uma das autobiografias de rock mais relevantes para interessados no assunto.

9. Moonage daydream: the life and times of Ziggy Stardust (por David Bowie e Mick Rock) | Editora Cassell

A excentricidade de David Bowie refletiu em seu livro que, como ressaltou a Far Out, “(…) não é o que todos esperavam”. Afinal, a obra é reproduzida através de uma colaboração entre Ziggy Stardust, personagem criado pelo artista, e Mick Rock, um fotógrafo que acompanhou e fez registros visuais do cantor por dois anos.

8. Be my baby: how I survived mascara, miniskirts, and madness, or my life as a fabulous ronette (por Ronnie Spector e Vince Waldron) | Editora Perennial

Envolta de uma das histórias mais chocantes do meio musical, Ronnie Spector jamais conseguiria transformar toda sua impressionante trajetória em meras palavras. Mesmo assim, a dona de “(…) uma das vozes mais potentes dos primórdios do rock and roll”, como descreveu a Far Out, reproduziu parte de sua vida em uma autobiografia brilhante através de uma colaboração com o professor Vince Waldron.

7. Le freak: an upside down story of family, disco and destiny (por Nile Rodgers) | Editora Little, Brown Book Group

Além de direcionado a fãs, o livro de Nile Rogers é essencial para amantes dessa arte que desejam “(…) mapear as raízes da música pop moderna”, conforme destaca a Far Out. A obra é completa, destacando a vida do artista durante a era de ouro das discotecas.

6. Slash: the autobiography (por Slash e Anthony Bozza) | Editora HarperCollins

Seria impossível construir uma lista desse gênero sem inserir um dos maiores nomes do rock and roll mundial. Desenvolvido com o auxílio de Anthony Bozza, o livro não esconde momentos trágicos da vida do guitarrista, gerando profundas reflexões ao longo de suas páginas.

5. Clothes, clothes, clothes. Music, music, music. Boys, boys, boys (por Viv Albertine) | Editora Thomas Dunne

Definida pela Far Out como “(…) uma das figuras da música mais hediondamente esquecidas e maravilhosamente influentes”, Viv Albertine figura em seu livro apresentando alguns dos momentos mais marcantes de sua história no rock and roll.

4. Born to run (por Bruce Springsteen) | Editora Simon & Schuster

Lançado em 2016, a autobiografia chegou de surpresa nas prateleiras ao redor do mundo uma vez que sequer havia sido anunciada. Mesmo assim, o resultado foi satisfatório, sendo definido pela Far Out como “(…) uma conversa calorosa e amigável entre dois amigos – você e Bruce”.

As três melhores autobiografias de astros do rock de todos os tempos, segundo a Far Out

Para acompanhar a coletânea de peso desenvolvida anteriormente, três colossos da música foram selecionados para compor o pódio da lista desenvolvida pela revista britânica. Confira!

3. Life (por Keith Richards e James Fox) | Editora Back Bay

Rompendo com o tradicionalismo proposto por diversos artistas, Keith Richards não tem medo de contar as aventuras vividas em seus tempos de palco. Consequentemente, a coletânea, desenvolvida ao lado de James Fox, se torna uma obra imperdível para fãs e simpatizantes do músico.

2. Chronicles: vol. 1 (por Bob Dylan) | Editora Simon & Schuster

Repleto de histórias icônicas, a obra é um prato cheio para interessados pelos primeiros momentos de grandes nomes da música. Além de narrar momentos do começo de sua carreira, Bob Dylan apresenta relatos sobre sua infância com diversas informações pessoais.

1. Just kids (por Patti Smith) | Editora Ecco Press

A escolha da primeira posição da lista pode soar um tanto quanto incoerente para alguns leitores, visto que aborda uma única vertente da vida de Patti Smith. No entanto, é justamente esse diferencial que fez a revista definir o livro como a melhor autobiografia de rock de todos os tempos. A coletânea conta detalhes sobre o relacionamento da artista com o fotógrafo Robert Mapplethorpe, falecido em 9 de março de 1989.

Quer saber mais sobre biografias de ícones do rock?

Continue acompanhando a nossacaixadediscos.com para receber atualizações sobre esse e diversos outros temas relacionados ao universo musical.

Imagem em destaque: Divulgação/ Patty Smith via Instagram.

Artigo anterior#LANÇAMENTOS: As 10 principais edições em vinil da primeira semana de dezembro
Próximo artigo5 clipes atuais inspirados no estilo noventista