Início Extras 5 (supostos) casos de plágio envolvendo grandes nomes do rock

5 (supostos) casos de plágio envolvendo grandes nomes do rock

212
0
Noel Gallagher | Plágio

Casos recentes como o de Toninho Geraes e Adele reforçam a máxima de que nada se cria, tudo se copia. Apesar de ser uma sentença um tanto quanto generalista, não é preciso se aprofundar no mercado fonográfico para encontrar outros casos parecidos. Por isso, separamos cinco supostos casos de plágio envolvendo algumas das maiores figuras do rock and roll mundial para incendiar ainda mais essas polêmicas. Confira!

1. Ira! e o suposto plágio a Reinaldo Edgard

Em 1988, o Ira! lançava um de seus trabalhos mais controversos, intitulado Psicoacústica. Entre as faixas a compor a coletânea, estava a clássica Receita para se fazer um herói, posteriormente creditada ao poeta português Reinaldo Edgar de Azevedo e Silva Ferreira. Segundo informações, um amigo da banda apresentou a canção como se fosse sua, e chegou exigir o pagamento de direitos autorais pela obra.

2. Led Zeppelin e o suposto plágio a Spirit

Nem Stairway to heaven, um dos maiores clássicos do rock mundial, escapou de denúncias nesse sentido. Afinal, representantes da banda Spirit sugeriram, por quase seis anos, que o lendário grupo britânico roubou o riff de sua canção Taurus e inseriu na quarta faixa do álbum Led Zeppelin IV. Em 2020, o quarteto finalmente foi inocentado das acusações. 

3. Nirvana e o suposto plágio ao Boston

Um dos casos mais clássicos sobre esse tema envolve uma das maiores (ou a maior) música do Nirvana. Há anos diversos nomes da indústria fonográfica apontam a similaridade de Smells like teen spirit com More than a feeling, do Boston. A inspiração é clara, com a banda chegando a tocar a “versão original” em um show, em 1992.

4. Oasis e o suposto plágio a Stevie Wonder

Se todas as acusações de plágio a Noel Gallagher se mostrarem verídicas, a discografia do artista se reduziria consideravelmente. Afinal, não são poucos os apontamentos feitos sobre o assunto, sendo um dos mais famosos relacionado ao clássico Uptight, de Steve Wonder, que teria sido replicado em Step out.

5. Radiohead e o suposto plágio ao The Hollies

Por fim, apresentamos um dos casos mais evidentes dessa lista. Afinal, mesmo sem nunca ter ido a julgamento, Thom Yorke assumiu que usou The air that I breath, do The Hollies, como inspiração para Creep. Desde então, o Radiohead divide os direitos autorais da produção com seus desenvolvedores originais.

Quer saber mais sobre polêmicas musicais?

Continue acompanhando a nossacaixadediscos.com para receber atualizações sobre esse e diversos outros temas relacionados ao universo musical.

Imagem em destaque: Divulgação/ Noel Gallagher via Instagram.

Artigo anteriorLoudwire elege ‘o melhor álbum de hard rock de cada ano’ de 1970 a 2020
Próximo artigo#NCDRECOMENDA: Caiçara Clã