Em 27 de março de 1987, o U2 se organizava para executar um show público visando promover The Joshua tree. E, para concretizar a ação, a polícia local foi provocada visando causar uma confusão.
Vamos por partes
Conforme apurado pela 89FM, tudo havia começado há cerca de duas semanas. A lendária banda buscava uma forma de promover seu novo álbum, intitulado The Joshua tree, e, para isso, começou a organizar um plano ousado.
A ideia era realizar uma apresentação pública no alto de um edifício e “lutar” contra as tentativas de interrupção que supostamente seriam feitas por fatores externos, incluindo fãs e até a polícia, que poderia querer interferir no evento que arrastaria uma multidão para as ruas.
O local escolhido para a ação foi a esquina da East 7th street com a Main south street, localizada em Los Angeles, nos Estados Unidos. Após a decisão, o diretor Meiert Avis e os produtores Dossett Ben e Michal Hamlyn começaram a agir.
Ambos reforçaram a laje do prédio que seria utilizado, visando evitar problemas caso houvesse uma invasão de fãs durante a apresentação. Além disso, instalaram um gerador contando que a polícia fosse cortar a energia do edifício. Por fim, posicionaram diversas câmeras para capturar toda a ação.
A execução do plano
Em 27 de março de 1987, o plano foi colocado em prática. A banda e sua equipe se direcionaram ao local, instalaram seus equipamentos e se prepararam para o evento.
Enquanto isso, a polícia direcionava escoltas ao edifício e conversava com representantes do grupo, buscando uma maneira viável de executar o projeto. No entanto, essa atitude não era o que esses indivíduos esperavam.
Conforme informou a 89FM, “(…) a ideia era que membros da produção ou alguém do grupo irlandês fosse preso”, algo que a passividade dos agentes indicava que não iria ocorrer.
Percebendo isso, Bono toma os microfones e informa à multidão presente que a exibição seria interrompida pela polícia. Provocada, a força de segurança invade o espaço e começa uma discussão, banhada por vaias do público.
Como a estratégia do U2 promoveu um resultado positivo para além de The Joshua tree
Mergulhado em uma polêmica gigantesca, a exibição foi um sucesso tanto para o público quanto para a crítica especializada. Em 1989, a promoção de The Joshua tree rendeu ao U2 o Grammy de melhor performance de videoclipe, aumentando ainda mais as proporções da banda.
Veja o vídeo!
Quer saber mais sobre o U2 e a divulgação de The Joshua tree?
Continue acompanhando a Nossa Caixa de Discos para receber atualizações sobre esse e diversos outros temas relacionados ao universo musical.
Imagem em destaque: Divulgação/ U2 via YouTube.