Início Extras U2 relembra vítimas do ‘Sunday bloody sunday’ em nova versão acústica da...

U2 relembra vítimas do ‘Sunday bloody sunday’ em nova versão acústica da obra

16
0
U2 | Sunday bloody sunday

O U2 publicou em 30 de janeiro mais uma homenagem às vítimas do massacre que inspirou a lendária Sunday bloody sunday. No vídeo, Bono e The Edge performam a obra em seu tradicional tom melancólico, com um filtro preto e branco e imagens da época. Veja!

A produção foi divulgada pela própria banda em seu canal no YouTube a marca os 50 anos do acontecimento. Na descrição, os integrantes destacam suas condolências de maneira discreta através da sentença:

30 de janeiro de 2022 – com amor, Bono e Edge”.

O que foi o Sunday bloody sunday, que inspirou o U2?

Para responder à essa pergunta, precisamos, antes, explicar que existem algumas divergências entre historiadores sobre o ocorrido. Por isso, nos baseamos em dois materiais para desenvolver nosso artigo. O primeiro é um vídeo roteirizado pelo historiador Filipe Figueiredo, e o segundo é um texto publicado pela revista Galileu.

Aviso: o trecho a seguir não é recomendado para pessoas sensíveis.

Sunday bloody sunday, ou “domingo sangrento”, em tradução livre, foi um massacre praticado por militares britânicos contra manifestantes irlandeses em 30 de janeiro de 1972.

A ação ocorreu na Irlanda do Norte em um momento de muita tensão entre o país e o Reino Unido. Os britânicos insistiam em se manter presentes administrativamente no território, e diversos movimentos nacionalistas contrários à essas atividades se estruturavam em todo o território.

Inúmeros conflitos ocorreram entre apoiadores desse sistema e sua oposição, aumentando o medo e a revolta entre essas classes. Entre os diversos combates nesse sentido, esteve o intitulado “domingo sangrento”.

Na ocasião, alguns manifestantes realizavam um ato contra o governo britânico, quando foram atacados pelo exército do país. O atentado matou ao menos 14 pessoas e feriu outras 14, mas esses números variam.

De qualquer forma, o massacre foi um dos capítulos mais marcantes da história das duas nações, que ainda sofreriam com outras ações nesse sentido. 

Quer saber mais sobre o U2 e sobre o Sunday bloody sunday?

Continue acompanhando a nossacaixadediscos.com para receber atualizações sobre esse e diversos outros temas relacionados ao universo musical.

Imagem em destaque: Divulgação/ U2 via Instagram.

Artigo anteriorJulien’s Auctions arrecada milhares de dólares através da venda de itens lendários do rock
Próximo artigoAlice Cooper crava a produção de dois álbuns de ‘puro rock and roll’