Início Extras Proceedings of the royal society sugere que rock pode ser tão ‘contagioso’...

Proceedings of the royal society sugere que rock pode ser tão ‘contagioso’ quanto a COVID-19

12
0
Proceedings of the royal society

Um estudo publicado na Proceedings of the royal society sugere que músicas podem ser tão “contagiosas” quanto vírus. Além disso, dados analisados pela pesquisadora Dora Rosati, formada em matemática e estatística, ainda indicaram que o rock é o segundo gênero que mais se “prolifera” entre ouvintes.

Ao se comparar esses resultados com doenças reais, é possível interpretar que existem estilos tão “infecciosos” quanto o coronavírus, por exemplo. Isso pode ser notado através da sigla R0, que representa a taxa de transmissão dessas enfermidades. Enquanto a COVID-19 possui esse valor entre 0,7 e 0,9, conforme um estudo publicado pela BBC, o rock pode chegar a 3,7.

E como a pesquisa foi desenvolvida?

Todos os dados foram estruturados através de informações referentes as mil músicas mais baixadas no Reino Unido entre 2007 e 2014. Com esse material, Dora Rosati e sua equipe utilizaram um modelo de transmissão epidemiológica para enquadrar os estilos nesse padrão.

O que significam os dados publicados pela Proceedings of the royal Society?

Dora Rosati afirmou que a pesquisa “(…) implica que vários dos processos sociais que comandam a transmissão de doenças, ou processos análogos a estes, podem também estar comandando a transmissão de canções. Mais especificamente, [a pesquisa] apoia a ideia de que tanto a música quanto as doenças contagiosas dependem de conexões sociais para se espalharem através de populações”.

Em seguida, a cientista completa informando que “(…) assim como uma enfermidade, se você entrar em contato com alguém que esteja muito doente tem uma certa chance de ser infectado. Com a música, é bastante similar. A grande diferença é que, para as canções, não precisa, necessariamente, haver contato físico. Isso pode ocorrer através de um amigo que usou uma música nova em seu story do Instagram”.

Quer saber mais?

Continue acompanhando a nossacaixadediscos.com para receber mais informações sobre o universo da música!

Imagem em destaque: Divulgação/ Ivabalk via Pixabay.

Artigo anterior5 discos de rock que completaram 30 anos em 2021
Próximo artigoLondon Calling agenda tarde de autógrafos para promover o lançamento de ‘Queen no Brasil’