Segundo informações publicadas pela Rolling Stone, a Audius se prepara para anunciar um financiamento estratégico de 5 milhões de dólares, ou mais de 26 milhões de reais, liderada por nomes como Disclosure, Jason Derulo, Katy Perry, Mike Shinoda, Nas, Pusha T, Steve Aoki e The Chainsmokers.
A ação se destaca por sua proposta, que visa modificar algumas regras impostas por grandes marcas do entretenimento mundial. Em agosto desse ano, a companhia foi escolhida pelo TikTok para estruturar a campanha Sounds, que almejava facilitar a exportação de músicas na plataforma através de seus usuários.
Qual a diferença da Audius?
Sediada nos Estados Unidos, a empresa busca se apresentar como uma alternativa para equilibrar a relação entre artistas e consumidores de redes socais. Em linhas gerais, isso deve ser feito através da personalização de regras referentes ao sistema de monetização das plataformas, dando mais liberdade para que produtores e seus representantes definam como essa capitalização será realizada.
Em entrevista cedida à Rolling Stone para comentar sobre o assunto, Martin Bandier, ex-presidente da Sony Music, comentou sobre o assunto. Segundo ele, “(…) os compositores precisam de mais possibilidades de receita, e este modelo também deve ajudar a agilizar os pagamentos por suas músicas à medida que elas são transmitidas em todo o mundo”.
Em um comunicado relacionado a esse tema, o rapper Nas relata algumas vantagens em se utilizar o sistema, afirmando que “(…) todos que carregam [músicas] na Audius podem ser proprietários. Você não pode dizer isso sobre nenhuma outra plataforma”.
Por ser um projeto inovador em estágio embrionário, a ideia ainda não possui uma previsão para ser implementada em larga escala em redes sociais ou outros serviços do gênero ao redor do mundo.
Quer saber mais?
Continue acompanhando a nossacaixadediscos.com para receber mais informações sobre o universo da música!
Imagem em destaque: Divulgação/ Audius via Instagram.