Início Rock Tony Iommi encontra fitas inéditas do Black Sabbath e planeja remix

Tony Iommi encontra fitas inéditas do Black Sabbath e planeja remix

20
0
Tony Iommi

Jamais imaginaríamos que o universo musical nos proporcionaria um trocadilho como esse. Afinal, Born again (1983), o primeiro e único álbum do Black Sabbath gravado na voz de Ian Gillan, renasceu das cinzas após quase 40 anos e pode voltar às paradas musicais de maneira remasterizada.

A informação foi exposta por Tony Iommi em entrevista ao jornal Le Parisien, da França. Na conversa, o guitarrista falava sobre o relançamento de Sabotage (1975), o último trabalho do grupo, e aproveitou para revelar alguns planos relacionados a esse mesmo modelo, que voltaria a ser utilizado pela banda inglesa no futuro.

Um objetivo pessoal de Tony Iommi

Born again sempre dividiu opiniões entre os fãs da banda. Enquanto uma parcela dessas pessoas ama a coletânea, outra parte considera um dos trabalhos de menor prestígio do grupo. E, para sustentar essa última posição, muitos apontam a qualidade da produção como um fator preponderante.

Afinal, por mais que todas as gravações tenham sido realizadas em meados dos anos de 1970, a sonoridade abafada não condiz com produções da época, e foi criticada desde seu lançamento. Por isso, um forte incômodo sempre se fez presente no coração do líder da banda, que desejava encontrar o material original para trabalhar em uma possível remixagem. Finalmente, após tantos anos de espera, o desejo se concretizou.

E mais Black Sabbath!

Achou que acabava por aí? Na mesma entrevista ao Le Parisien, Tony Iommi revelou mais planos relacionados ao Black Sabbath e sugeriu a existência de uma super coletânea no futuro. Segundo ele, a ideia é contemplar os cinco álbuns de estúdio consumados pela voz de seu xará, Tony Martin. Ele disse: “(…) deve haver um box set da era Tony Martin”.

Esse período contempla os seguintes trabalhos:

  • The eternal idol (1987)
  • Headless cross (1989)
  • Tyr (1990)
  • Cross purposes (1994)
  • Forbidden (1995)

Em seguida, revelou o desejo que noticiamos acima, dizendo “(…) também estou pensando em remixar o álbum Born again, aquele com Ian Gillan, agora que encontramos as fitas originais”.

Como tudo começou

Muitos conhecem o histórico conturbado que envolve o Black Sabbath, e a entrada de Tony Martin na banda foi resultado de uma dessas confusões. Afinal, o álbum de 1987 havia sido gravado na voz de Ray Gillen, mas divergências criativas fizeram com que o artista deixasse o grupo.

Consequentemente, Tony Martin, cantor pouco conhecido naquele momento, entrou para o projeto e precisou regravar todo o material em apenas oito dias. Somente 23 anos depois, em 2010, o trabalho “original”, cantado por Ray Gillen, foi disponibilizado para o público. 

Imagem em destaque: Divulgação/ Tony Iommi via Instagram.

Artigo anteriorRita Lee e Roberto Carvalho são homenageados com produção do filho
Próximo artigoTitãs comemoram 35 anos de ‘Cabeça dinossauro’ com versão especial do álbum