Início Lançamentos Detonautas completará álbum inédito em julho

Detonautas completará álbum inédito em julho

18
0
Detonautas

Passando por uma fase que remete à algumas das diversas raízes da banda, o Detonautas Roque Clube prevê a conclusão de seu sétimo álbum para julho desse ano. O fechamento acontecerá com a adição de três músicas:

  • Bandeira do Brasil
  • Clareiras
  • Carta ao futuro

Calma, ainda tem muito mais!

Sobre as novas do Detonautas

Apesar da coletânea idealizar algo completamente novo, dois dos sons não são desconhecidos pelo público e podem nos ajudar a deduzir o que está por vir. O primeiro, Carta ao futuro, é uma versão acústica que reproduz uma canção apresentada pelo grupo no dia 31 de julho de 2020.

Nela, a banda faz fortes críticas à postura conservadora e negacionista de integrantes do governo federal brasileiro, e compara seus apoiadores a zumbis e membros da Ku Klux Klan (KKK). Algo parecido ocorre em Racismo é burrice, uma releitura da produção de Gabriel Pensador, lançada originalmente em 2003.

Partindo para os materiais novos, Roqueiro reaça entrou há pouco no mercado e também segue o caminho de seus antecessores. Lançado no dia 3 de junho desse ano, dispara contra artistas dessa vertente que “(…) não tem mais graça” e que espalham “(…) preconceito e desinformação”. Lembrou de alguém que se encaixe nessa descrição? Pois saiba que nenhum nome foi citado.

Enfim… Bandeira do Brasil e Clareiras, no entanto, são composições totalmente inéditas, que jamais foram conhecidas por nenhum fã da banda. Apesar disso, é possível estipular a linha narrativa que será abordada pelo quinteto, que tem produzido de maneira bastante focada nos últimos anos.

Afinal, entre Kit gay, Mala cheia, Micheque, Político de estimação, Fica bem e O que tiver de ser, lançadas pontualmente há três anos, apenas as duas últimas não possuem opiniões explícitas contra membros e aliados do governo bolsonarista. Dessa forma, ficam subentendidos os temas que devem ser abordados nessas novidades.

Um histórico distante

André Macca, Fábio Brasil, Phil, Renato Rocha e Tico Santa Cruz finalmente devem chegar ao final de um ciclo que começou a ser construído em 2019. À época, o grupo assinou um contrato com a gravadora Sony Music e, desde então, tem aumentado seu repertório autoral. Ao todo, seis álbuns foram lançados até o momento:

  • Detonautas Roque Clube, em 2002
  • Roque marciano, em 2004
  • Psicodeliamorsexo&distorção, em 2006
  • A saga continua, em 2014
  • Detonautas para bebês, também em 2014
  • VI, em 2017

Imagem em destaque: Divulgação/ Detonautas Roque Clube.

Artigo anteriorNando Reis e Pitty regravam música juntos
Próximo artigoVan Halen aparece em vídeo perdido com dinossauros