Saudades de algo novo da Marisa Monte, né, minha filha? Mas não precisa mais se preocupar. Após dez anos, novas obras da cantora começarão a entrar em rotação a partir de amanhã, 10 de junho, às 21h do horário de Brasília. Entre os diversos nomes que farão parte do projeto, estão:
- Carlinhos Brown
- Chico Brown
- Didi Carvalho
- Pretinho da Serrinha
E imaginamos que isso não será tudo! Mas vamos com calma, primeiro é melhor entender esse novo capítulo na vida da artista.
Portas, por Marisa Monte
Você lembra como era o mundo há dez anos? Na política, Dilma Rousseff tomava posse após vencer sua primeira eleição para presidente. Enquanto isso, no cinema, O discurso do rei havia acabado de levar o Oscar de melhor filme. No futebol, por outro lado, Neymar se preparava para levantar a taça da Libertadores da América pelo Santos. E nessa mesma linha do tempo, Marisa Monte lançava seu último trabalho.
Pois é, faz muito tempo! É bem possível que existam fãs da cantora que sequer acompanharam a divulgação de alguma nova obra. Mas a espera finalmente acabou. Após uma década, no dia 7 de junho, a artista anunciou seu próximo álbum solo com músicas inéditas, batizado como Portas.
O que sabemos sobre o trabalho?
Portas será o primeiro passo em um novo caminho trilhado por Marisa Monte, a parceria inicial entre Phonomotor, seu selo musical, com a gravadora Sony Music, conforme foi divulgado em abril do ano passado.
Em suas redes sociais, a cantora contou um pouco da história por trás da nova coletânea, que tinha sons prontos desde o início de 2020. No entanto, o agravamento da pandemia atrasou seus planos e fez com que o sucessor de O que você quer saber de verdade (2011) fosse colocado na geladeira por um breve período. Segundo ela: “(…) as portas se fecharam, a vida de todo mundo se encheu de incertezas e ficou difícil fazer planos”.
Os únicos dados concretos que temos são fotos das gravações que comprovam de divulgação. Nelas, é possível conferir a presença de Carlinhos Brown, Chico Brown, Didi Carvalho e Pretinho da Serrinha.
Além disso, não existem muitas informações, mas a imprensa especializada fez questão de investigar. Segundo Mauro Ferreira, jornalista do G1, imagens captadas em um estúdio no Rio de Janeiro indicam que “(…) uma das músicas desse repertório autoral tinha o título de Medo do Perigo quando foi gravada”.
Em outra apuração, o repórter descobriu que algumas pistas foram deixadas no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD). Segundo ele: “(…) em 29 de novembro, apareceram no banco de dados do ECAD (…) registros de fonogramas com músicas inéditas creditadas a Marisa Monte (…) intituladas Grande janela e Desta feita”.
Ele ainda aponta a possibilidade de uma terceira obra que se chamaria Meu canto, creditada a Marisa Monte e a Lulu Santos, o que sugere mais um nome que devemos ver e ouvir nos próximos dias.
Imagem em destaque: Divulgação/ Marisa Monte.