Os dias que antecederam os principais períodos comemorativos do fim do ano passado reforçaram a influência contemporânea dos discos de vinil. Segundo relatou a Billboard, a venda de LPs entre os dias 16 e 23 de dezembro de 2021 foi a maior do setor em 30 anos.
O recorte se refere aos sete dias antes das celebrações natalinas e comprova a estabilidade do setor. Tanto que, conforme explicou a companhia, a situação se faz um marco, visto que não se alcançavam números tão expressivos “(…) desde que a MRC Data começou a rastrear as vendas de música, em 1991”.
Os números comprovam esse cenário. Segundo o texto, foram 2.11 milhões de discos de vinil comercializados só nos Estados Unidos. Além disso, a companhia destaca que “(…) é a primeira vez que as vendas semanais de álbuns em vinil ultrapassaram 2 milhões na era MRC Data”.
Ao todo, esse crescimento representou uma subida de 45% na comercialização desses produtos em comparação à semana anterior, que fechou em 1,46 milhão de cópias. Em comparação a 2020, esse avanço continua notável, atingindo 29,2%.
O mais vendido
As informações da Billboard ainda cravam o destaque do ano, o sucesso 30. O quarto álbum de estúdio de Adele, lançado em 19 de novembro de 2021, liderou a lista dos mais vendidos, com aproximadamente 293 mil cópias comercializadas ao longo do ano. A marca ainda manteve o trabalho em primeiro lugar pela quinta semana consecutiva entre na parada semanal de álbuns em vinil da Billboard.
O levantamento corrobora outros dados que apontam um cenário extremamente promissor para a comercialização de LPs nas terras do Tio Sam. Nesse ritmo, tudo indica que os próximos anos tendem a manter essa postura.
Quer saber mais sobre a venda de LPs?
Continue acompanhando a nossacaixadediscos.com para receber atualizações sobre esse e diversos outros temas relacionados ao universo musical.
Imagem em destaque: Divulgação/ Florencia Vidana via Unsplash.