Promovendo uma alegria multiétnica, Tiganá Santana conquistou mais um precioso espaço no YouTube através da web-série Os sons do pensamento, publicada periodicamente no canal SESC 24 de Maio. Dirigida e roteirizada por Maria Carolina, a obra é desenvolvida através da ótica de seus trabalhos produzidos na última década, ou seja, de 2010 à 2020, e faz parte da segunda edição do projeto Música de fronteira.
Sua participação foi cuidadosamente selecionada, uma vez que o músico foi o primeiro brasileiro a compor em línguas africanas, especificamente em kikongo e kimbundu, originárias da Angola e do baixo Congo, respectivamente. Segundo o artista, é possível “(…) aprender um mundo com as diversas filosofias africanas, que estão baseadas em um pensar que inclui uma prática e um comportamento e, em muitos desses pensares, há um senso de comunidade que é absolutamente fundamental”.
Ao todo, serão disponibilizados quatro episódios. O primeiro, batizado como Maçalê – você é um com a sua essência (2010), procura abordar algumas das diversas referências culturais no país por meio das cosmologias bantu-africanas e iorubanas. Confira a seguir!
Infelizmente, nenhum dos outros capítulos foram colocados no ar até da data de elaboração dessa matéria.
Um pouco sobre as próximas aparições de Tiganá Santana
O portal almapreta.com revelou algumas das novidades que devem constar nas próximas edições da web-série. Conforme aponta o material, o segundo episódio leva o nome de The invention of colour (2013), e traz uma reflexão sobre a ancestralidade. No terceiro, por sua vez, Tiganá Santana disserta sobre sua coletânea Tempo & magma (2015), relacionando seu desenvolvimento com uma residência artística que vivenciou no Senegal.
Por fim, o último capítulo deve ser dedicado aos álbuns Vida-código (2019) e Milagres (2020), abordando sobre o retorno do músico a Salvador, sua cidade natal.
Quer saber mais?
Continue acompanhando a nossacaixadediscos.com para receber mais informações sobre o universo da música!
Imagem em destaque: Divulgação/ Tiganá Santana via Instagram.