Início Rock #NCDRECOMENDA: Black Pumas

#NCDRECOMENDA: Black Pumas

54
0
Black Pumas

Convenhamos, aquela velha conversa sobre a morte do rock está ficando cada vez mais batida, e bandas como o Black Pumas são a prova física disso. Afinal, mesmo com um enfraquecimento do gênero, nomes gigantes continuam surgindo todos os anos e enlouquecendo fãs ao redor do mundo.

Por isso, hoje vamos apresentar esse grupo que, apesar de extremamente jovem, possui indicações de peso e apresentações extremamente mágicas.

Conheça o Black Pumas!

Apesar de muitas músicas serem cantadas com diversas vozes e instrumentos, o Black Pumas é composto por duas figuras centrais, Eric Burton e Adrian Quesada.

O primeiro iniciou sua caminhada me teatros e igrejas na Califórnia e no Novo México. Tanto que, nas obras atuais, é possível perceber uma forte influência da música gospel estadunidense, agregando um charme local às canções. No entanto, referências mais voltadas ao jazz, ao soul e ao funk parecem ser mais predominantes.

O segundo possui uma carreira mais consolidada. O guitarrista compunha o Grupo Fantasma, conjunto que conquistou um Grammy em 2011 na categoria de melhor álbum latino de rock. Além disso, participou de parcerias com Daniel Johnston e Prince.

Tanto pelos gêneros escolhidos quanto pelo próprio nome da banda, que remete claramente aos Black Panthers, é possível perceber uma forte presença do ativismo racial, pauta que aparece de diversas maneiras nas letras de suas composições. Inclusive, essa é um dos pontos mais belos da dupla, que consegue apresentar esses tópicos de maneira discreta ou mais explícita.

Confira um dos maiores clássicos do Black Pumas!

Quer conhecer mais sobre esse trabalho?

Você pode acompanhar a rotina da banda através de suas redes sociais e se aproximar de mais amantes da música nacional. Afinal, em uma entrevista ao portal tenhomaisdiscosqueamigos.com, Adrian Quesada confirmou sua paixão por ritmos locais afirmando ser “(…) fã dos Mutantes. Fui apresentado por meio da Tita Lima [filha do baixista Liminha], e Caetano Veloso, além da tradicional bossa nova”.

Imagem em destaque: Divulgação/ Black Pumas via Instagram.

Artigo anterior#CLUBEDOVINIL: A nova série semanal da Nossa Caixa de Discos
Próximo artigo#NCDRECOMENDA: Måneskin