A criatividade do Detonautas Roque Clube sempre foi uma característica de destaque do grupo. No entanto, esse ponto só voltou a ser frequentemente reforçado no ano passado, momento em que a banda voltou a divulgar faixas recheadas de críticas sociais e políticas.
Desde então, o público pôde acompanhar a ascensão de clássicos como Micheque, Kit gay e Político de estimação, que batem de frente com a postura conservadora de diversos representantes e aliados do governo federal brasileiro. E, finalmente, após tanta espera, todo o trabalho está disponível.
Do que se trata Álbum laranja, do Detonautas Roque Clube?
A coletânea apresenta um total de 11 músicas e conta com duas participações de peso, Gabriel, o Pensador e Gigante no Mic. Em geral, todas as obras se relacionam com o período de isolamento social promovido pela pandemia, e Tico Santa Cruz soube como aproveitar esse momento.
Em uma declaração sobre Fica bem, obra que se estrutura na delicadeza da saudade causada por esse evento, o vocalista afirmou que produziu a canção “(…) no início da quarentena. Cheguei a postar nas redes sociais uma versão com violão e voz no mesmo dia em que criei. As pessoas gostaram tanto que resolvemos gravar com a banda completa. Emociona, arrepia e faz chorar de alegria”.
Porém, acompanhando a postura ofensiva da maioria dos sons, Tico Santa Cruz reproduziu sua posição através do nome do álbum, que remete a alguns dos escândalos envolvendo os mandatários brasilienses, como as acusações envolvendo desvio de dinheiro público.
Em junho desse ano, o artista reforçou essa visão ao usar sua conta no Twitter para criticar a postura do governo federal, citando o aumento do preço de diversos alimentos, o atraso para compra de vacinas e outros tópicos. Depois, finalizou questionando “(…) sua vida melhorou em que?”.
Ficou curioso para escutar o trabalho?
Você pode ouvir Álbum laranja em diversas plataformas digitais, como o YouTube e Spotify.
Imagem em destaque: Divulgação/ Detonautas via Instagram.