Um relatório publicado pelo Chart Data, e divulgado nas redes sociais da entidade em 18 de julho desse ano, mostrou que o rock e o heavy metal continuam dominando uma enorme parcela do mercado da música. Segundo as informações, nove dos dez discos mais vendidos em 2021 pertencem a um dos dois gêneros.
Analisando os resultados, podemos perceber diversos hábitos de consumo dos fãs desse modelo. Além disso, é possível observar uma forte tendência nesse meio.
Dissecando os dados do Chart Data
A informação mais explícita do relatório se refere ao preciosismo dos ouvintes, que permanecem escutando algumas das bandas mais clássicas desse setor. Para ilustrar esse ponto, basta perceber que o grupo mais recente entre todos os representantes do rock ou do heavy metal presentes na lista é o Foo Fighters, fundado em 1994 nos Estados Unidos.
Porém, o ponto de maior destaque pode ser lido através do único representante de outro estilo musical. Afinal, o primeiro lugar ficou com o grupo de k-pop BTS, em atividade desde 2013. E, por mais estranho que isso possa parecer, é um forte indício de que o mercado está mudando.
O hepteto sul-coreano possui uma base de fãs extremamente jovem, e sua presença na ponta da lista do Chart Data comprova alguns dados divulgados pela RIAA no início do ano. Segundo a associação, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CDs nos Estados Unidos pela primeira vez desde 1986. Ou seja, estamos lidando com uma tendência mais ampla de mercado, que não deve se restringir a bandas mais antigas.
As consequências desse movimento são extremamente positivas para todos os envolvidos, visto que a demanda por produtos desse gênero deve promover uma oferta cada vez mais variada. De qualquer forma, prepare o bolso, pois tudo indica que edições cada vez mais caprichadas devem ser disponibilizadas no futuro.