Antes de conhecer as cinco bandas selecionadas pela equipe da NCD, precisamos explicar alguns pontos importantes. Opiniões são relativas e, justamente por isso, o material a seguir carregou o desenvolvimento mais trabalhoso de nosso site. Foram dias de pesquisas incessantes buscando unir vertentes distintas do rock em uma lista extremamente diversificada.
Modéstia a parte, sentimos que fizemos isso muito bem musicalmente, e acreditamos que pelo menos um dos grupos vai passar a compor suas listas de reprodução no futuro. No entanto, sentimos falta de uma maior variedade de gênero, etnia e outras variáveis nos conjuntos selecionados. Por isso, convidamos você a participar da segunda parte da nossa matéria! Comente suas recomendações favoritas e vamos construir juntos um guia ainda melhor!
Enfim, confira nossa coleção!
Dona Cislene
Rock | Punk
Originário do Distrito Federal, o grupo era composto por Bruno Alpino, no vocal e na guitarra, Guilherme de Bem, também na guitarra, Paulo Sampaio, na bateria e Pedro Piauí, no baixo. E, sim, você não errado, Dona Cislene era. Afinal, desde 25 de junho de 2020 a banda não existe mais. De qualquer forma, vale conferir o repertório deixado pelo quarteto, que chegou a tocar no Rock in Rio.
Jimmy & Rats
Rock | Folks
Não perca as contas, pois precisamos creditar todos os gênios envolvidos nesse projeto! Composto por Bruno Pavio, Fernando Oliveira, Gajo Loko, Kito Vilela e Pedro Faucom, o grupo Jimmy & Rats harmoniza perfeitamente com a voz de Jimmy London (sim, o ex-vocalista do Matanza) em uma mistura de folk e country extremamente satisfatória.
Mamelungos
Rock | Samba
Nos esforçamos um pouco para inserir os Mamelungos em uma lista destinada a bandas de rock. Afinal, cada música produzida por Luccas Maia, Peu Lima, Thiago Hoover e Weré Lima são extremamente únicas, e velejam por diversos estilos musicais. De qualquer forma, separamos nossa favorita para que vocês pudessem apreciar.
Scatolove
Rock | Pop
Você curte Supercombo? Pois saiba que podemos chamar o Scatolove de filho mais novo da banda. Léo Ramos, vocalista dos dois grupos, conheceu Isa Salles nas gravações de Rogério (2016). A química entre os dois evoluiu melhor que o esperado e se desenvolveu igual a “(…) um desses adoráveis romances de cinema”, conforme relatou Víctor Aliaga em uma matéria para a Rolling Stone. Depois, Edu Filgueira completou o trio através da bateria e, atualmente, ambos produzem sons extremamente únicos.
Terra Celta
Rock | Celta
Achou nossa seleção pouco exótica? Calma, deixamos o mais excêntrico para o final. Formado em 2005, o grupo Terra Celta é composto por Alexandre Arrigo, Bruno Guimarães, Eduardo Brancalion, Edgar Nakandakari, Elcio Oliveira, Luís Fernando Nascimento e Leonardo Cacione. O nome é sugestivo, visto que instrumentos extremamente diferentes são utilizados para fazer com que as músicas da banda remetam a tempos longínquos, tais como o acordeão, o bandolin, o clarinete, a gaita de fole, o nyckelharpa e o tin whistle. Vale a pena conferir!
Imagem em destaque: Divulgação/ Terra Celta via Instagram.